(11) 94536-6000
 
 
 
HOME
 
SOBRE A MÉDICA
 
GINECOLOGIA
 
OBSTETRÍCIA
 
REPRODUÇÃO ASSISTIDA
 
E-BOOKS
 
ARTIGOS
 
ATENDIMENTO
 
 
ESPECIALIDADES
 
 
Contracepção - Dra Fernanda Guttilla - Ginecologia - Obstetrícia - Reprodução Humana Contracepção

Não existe o melhor método contraceptivo, mas existe o método ideal para cada mulher. Primeiro temos que dividir os métodos em hormonais e não hormonais e podemos recorrer aos critérios de elegibilidade para classificar os riscos.

Para a escolha de métodos hormonais devemos excluir as contraindicações como história de trombose, câncer de mama e doenças hepáticas e pensar nas vantagens e desvantagens desse método. Por um lado, os métodos hormonais ajudam a regular o ciclo menstrual, diminuem oleosidade da pele, controlam o fluxo e cólica menstrual. Mas, por outro lado, podem reter líquido, piorar varizes, causar cefaleia e náusea e interferir na libido. Cada mulher se adapta de uma forma e pode escolher a melhor via de administração: oral, vaginal, transdérmico, subdérmico e injetável. Enfatizo que menstruar é uma escolha da paciente. Assim, os métodos hormonais podem ser muito atrativos.

Sobre os métodos não hormonais, temos que considerar que a camisinha além de ser um método de barreira é uma proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. O dispositivo intrauterino de cobre é uma opção contraceptiva segura que não tem nenhuma influencia hormonal. É uma excelente alternativa para quem apresenta alguma contraindicação para método hormonal porém pode aumentar o fluxo menstrual e a cólica.

O dispositivo intrauterino hormonal apresenta ação hormonal local levando a amenorréia em 90% das pacientes, o que é interessante para as mulheres que apresentam fluxo menstrual excessivo e cólica importante. Algumas pacientes podem se queixar de piora na oleosidade de pele retenção de líquido.

A laqueadura tubária é uma opção para mulheres que não desejam mais gestar. Mas essa decisão deve ser cuidadosa mas sua reversão não é sempre bem sucedida.





ATENÇÃO: CONSULTE SEMPRE O SEU MÉDICO. As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado.
 
Acompanhe a Dra Fernanda Guttilla nas mídias sociais:
 
 
 
 
 
     
 
Copyright © 2020
Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
     
 
 
 
 
HOME
SOBRE A MÉDICA
GINECOLOGIA
OBSTETRÍCIA
REPRODUÇÃO ASSISTIDA
E-BOOKS
ARTIGOS
ATENDIMENTO
 
 
Rua Joaquim Floriano 72, cj 48
São Paulo/SP CEP: 04534-000
Abrir localização
 
 
Atendimento
 
(11) 2157-6417
 
 
WhatsApp
 
(11) 94536-6000