ESPECIALIDADES

Parto normal - Dra Fernanda Guttilla - Ginecologia - Obstetrícia - Reprodução Humana Parto normal

Vivemos no Brasil uma época que a maioria das mulheres desejam ter parto cesáreo, de preferencia agendado, programado. Não querem sentir contrações de trabalho de parto pelo medo da dor e da falsa impressão que isso causará mal a seu bebê. Por outro lado, algumas mulheres querem o parto normal a qualquer custo. Sem nenhuma intervenção do médico. Algumas não querem ter nem ao menos o acompanhamento médico durante o trabalho de parto. Não precisamos ser radicais. Devemos considerar que as mulheres estão engravidando mais tarde e o corpo sofre transformações ao longo do tempo. Mas apesar disso, a grande maioria das mulheres tem condições de ter parto normal.

Pontuo também que alguns protocolos foram instituídos a fim de diminuir os complicações perinatais, como limite da gestação 41 semanas, antecipação do parto com complicações maternas ou fetais e indicação de parto cesáreo devido a posição ou peso fetal. Acredito que o parto normal é o mais fisiológico. O corpo da mulheres se prepara durante a gestação para o parto normal. Exercícios e orientações são essenciais durante o pré natal para que a mulher se prepare para o parto e tenha consciência de que as contrações vão aparecer regularmente até que o bebê comece progredir pelo canal de parto e o colo uterino se dilate progressivamente. Esse processo pode durar algumas horas. Na verdade, as contrações de treinamento, o pródromo de trabalho de parto, que para algumas mulheres são dolorosas, pode iniciar alguns dias antes. Mas o mais importante é o bem estar fetal e materno. Assim, devemos controlar as contrações, verificar se as contrações estão dilatando progressivamente o colo, se o bebe está se encaixando adequadamente e se o liquido amniótico se mantem claro.

A indução trabalho de parto é uma opção para as paciente que chegam a 41 semanas sem entrar em trabalho de parto ou para aquelas que devam ter o parto antecipado por bolsa rota ou outra intercorrência. O parto pode ser induzido por medicações via vaginal ou via endovenosa. O objetivo é induzir as contrações que não apareceram espontaneamente. Não é fisiológico mas com controle fetal adequado não oferece riscos ao bebe.

O decisão é da mulher. Ela tem o direito de escolher como quer ter seu parto. Mas para a decisão ela deve ser orientada pelo seu médico de forma harmoniosa.