(11) 94536-6000
 
 
 
HOME
 
SOBRE A MÉDICA
 
GINECOLOGIA
 
OBSTETRÍCIA
 
REPRODUÇÃO ASSISTIDA
 
E-BOOKS
 
ARTIGOS
 
ATENDIMENTO
 
 
ESPECIALIDADES
 
 
Reserva ovariana - Dra Fernanda Guttilla - Ginecologia - Obstetrícia - Reprodução Humana Reserva ovariana

Os avanços da medicina permitiram que as mulheres pudessem escolher quando querem engravidar, seja pelo uso de contraceptivos ou com tratamentos e acompanhamento adequados em pacientes com idade mais avançada.

Sabemos que a fertilidade feminina começa a diminuir consideravelmente a partir dos 35 anos. Porém, atualmente muitas mulheres tem decido postergar a maternidade, seja por motivos pessoais, emocionais ou profissionais. Sabe-se que a mulher já nasce com o número de óvulos que poderá usar durante seu período reprodutivo. Quando entra na puberdade, restam cerca de 300.000 a 500.000 óvulos e não há tratamento faça produzir mais óvulos. Com o passar nos meses, essa quantidade vai diminuindo independente do uso de contraceptivos hormonais ou ciclos ovulatórios, em que 1 óvulo é selecionado para ovular mas outros são perdidos.

Chamamos de reserva ovariana a quantidade de óvulos que restam em seus ovários. A idade da mulher continua sendo o fator mais importante mas uma avaliação adequada da reserva ovariana pode nos auxiliar no aconselhamento ao postergar a gestação ou na decisão do melhor tratamento para engravidar. Dados da história da paciente são essenciais para a expectativa da reserva ovariana. Destaco antecedente de cirurgia ovariana, endometriose, quimioterapia prévia e regularidade menstrual.

Podemos avaliar a reserva ovariana com dosagem hormonal ou contagem de folículos antrais pelo ultrassom. Os hormônios usados são FSH, LH, estradiol e Hormônio Anti-mulleriano. A contagem de folículos antrais deve ser feita preferencialmente entre 1o-3o dia do ciclo menstrual. São contados, em cada ovário, folículos antrais, que medem entre 2-10mm.

A reserva ovariana também está relacionada a taxa de gestação nos ciclos de fertilização in vitro.





ATENÇÃO: CONSULTE SEMPRE O SEU MÉDICO. As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado.
 
Acompanhe a Dra Fernanda Guttilla nas mídias sociais:
 
 
 
 
 
     
 
Copyright © 2020
Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
     
 
 
 
 
HOME
SOBRE A MÉDICA
GINECOLOGIA
OBSTETRÍCIA
REPRODUÇÃO ASSISTIDA
E-BOOKS
ARTIGOS
ATENDIMENTO
 
 
Rua Joaquim Floriano 72, cj 48
São Paulo/SP CEP: 04534-000
Abrir localização
 
 
Atendimento
 
(11) 2157-6417
 
 
WhatsApp
 
(11) 94536-6000