(11) 94536-6000
 
 
 
HOME
 
SOBRE A MÉDICA
 
GINECOLOGIA
 
OBSTETRÍCIA
 
REPRODUÇÃO ASSISTIDA
 
E-BOOKS
 
ARTIGOS
 
ATENDIMENTO
 
 
ESPECIALIDADES
 
 
A importância do endométrio - Dra Fernanda Guttilla - Ginecologia - Obstetrícia - Reprodução Humana A importância do endométrio

Para que o processo de implantação ocorra da forma adequada precisamos de um embrião saudável e um endométrio receptivo para um cross-talk perfeito entre eles.

Primeiramente é importante termos uma avaliação do endométrio para excluir alterações como pólipos, miomas, sinéquias ou endometrites. Podemos fazer essa avaliação por ultrassom, histerossonografia ou histerossalpingografia. Mas o melhor exame para avaliar o endométrio é a histeroscopia.

Sabendo que o endométrio não apresenta alterações, devemos avaliar se ele está no melhor momento para receber o embrião.

O endométrio passa por alterações ao longo do ciclo menstrual sendo que o período adequado para a implantação é chamado de janela de implantação. As oscilações dos hormônios estrogênio e progesterona, além de diversas citocinas, permitem que o endométrio atinja esse período de forma sincrônica com o momento que o embrião deve iniciar o processo de implantação. Essa adequação é suposta quando no momento da ovulação o endométrio está trilaminar e com espessura ideal de pelo menos 7mm ao ultrassom e uma avaliação hormonal com progesterona baixa e estradiol elevado.

Algumas pacientes com infertilidade e falha de implantação no tratamento de fertilização in vitro apresenta um deslocamento de janela de implantação. Essa alteração é identificada em teste de avaliação da receptividade endometrial. Quando presente, é feito um ajuste na janela de implantação.

Além da receptividade, podem ser avaliados o microbioma endometrial e a presença de endometrite crônica através do material genético obtido de uma amostra do endométrio.





ATENÇÃO: CONSULTE SEMPRE O SEU MÉDICO. As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado.
 
Acompanhe a Dra Fernanda Guttilla nas mídias sociais:
 
 
 
 
 
     
 
Copyright © 2020
Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
     
 
 
 
 
HOME
SOBRE A MÉDICA
GINECOLOGIA
OBSTETRÍCIA
REPRODUÇÃO ASSISTIDA
E-BOOKS
ARTIGOS
ATENDIMENTO
 
 
Rua Joaquim Floriano 72, cj 48
São Paulo/SP CEP: 04534-000
Abrir localização
 
 
Atendimento
 
(11) 2157-6417
 
 
WhatsApp
 
(11) 94536-6000