Gêmeos idênticos em tratamento de FIV - Dra Fernanda Guttilla - Ginecologia - Obstetrícia - Reprodução Humana Gêmeos idênticos em tratamento de FIV

A taxa de gestação monozigótica (idênticos) na população varia entre 0,3 a 0,5%. As gestações gemelares apresentam maior risco de redução espontânea (óbito de um dos embriões), restrição de crescimento, anomalias congênitas e trabalho de parto prematuro.

Nas gestações monocoriônicas (uma placenta) há maior risco de síndrome de transfusão feto-fetal e restrição seletiva de crescimento.

E ainda nas gestações monocoriônica monoamnióticas há risco de entrelaçamento do cordão ou união anatômica (siameses). ↪Por isso, o objetivo da fertilização in vitro não é gestação gemelar. Cada vez mais estamos optando pela transferência seletiva de um só embrião.

Estudos estimam que a taxa de gestação monozigótica após fertilização in vitro varia de 0,9 a 2,3%. Buscando associar esse aumento na taxa, meta-análise concluiu que a transferência de blastocisto (embrião em dia 5 e não em dia 3 de desenvolvimento) e pacientes mais jovens (<35 anos) apresentam maior risco de gestação gemelar monozigótica. Não há relação com a técnica (ICSI ou Fertilização in vitro clássica), biópsia embrionária, ovodoação, hatching assistido e transferência fresco x congelado.

Não é o objetivo mas não é motivo para temer! Cuidados no pré natal e neonatais são essenciais e estão cada vez melhores!