(11) 94536-6000
 
 
 
HOME
 
SOBRE A MÉDICA
 
GINECOLOGIA
 
OBSTETRÍCIA
 
REPRODUÇÃO ASSISTIDA
 
E-BOOKS
 
ARTIGOS
 
ATENDIMENTO
 
 
ARTIGOS
 
 
Aborto: Aguardar ou fazer a aspiração? - Dra Fernanda Guttilla - Ginecologia - Obstetrícia - Reprodução Humana Aborto: Aguardar ou fazer a aspiração?
por Dra Fernanda Guttilla


Aborto: aguardar ou fazer a aspiração manual intrauterina (AMIU)? A taxa de aborto é cerca 20%. Está relacionada com a idade da mulher e pode checar a 50% em pacientes com mais de 44 anos. Não há aumento da taxa após ciclos de fertilização in vitro. Em 80% dos casos, ocorre antes das 12 semanas. Em alguns casos não há sangramento ou expulsão do saco gestacional e o diagnóstico é feito por ultrassom (ausência de batimento cardíaco do embrião).

Sugere-se ao casal duas opções: aguardar que o processo ocorra naturalmente ou realizar a aspiração manual intrauterina. Difícil decidir, principalmente depois do choque e tristeza ao receber a notícia. A decisão não precisa ser imediata. O luto tem que ser vivido.

Por que aguardar?
Primeiro porque a grande maioria das pacientes irá expulsar o saco gestacional espontaneamente nas primeiras 2 semanas após o diagnóstico. Além disso, a ideia é evitar um procedimento que envolve riscos (estatisticamente baixo): anestésico, sangramento, perfuração uterina, infecção e sinéquia uterina – que são aderências no endométrio que poderia dificultar uma nova gestação.

Por que fazer a aspiração?
Pela angústia e tristeza de estar grávida mas saber que não vai evoluir, por não saber quando o sangramento vai ocorrer, porque a dor é intensa, porque pode resolver e logo pensar em uma nova gestação e porque tem a possibilidade de fazer análise genética no material do aborto.

Estudo recente (Influence of surgical evacuation on pregnancy outcomes of subsequent embryo transfer cycle following miscarriage in an initial IVF cycle: a retrospective cohort study) mostra que pacientes que abortaram após o primeiro ciclo de fertilização in vitro e fizeram a aspiração apresentaram uma diminuição na espessura endometrial (sem diferença estatística nos casos <8mm) quando comparadas a pacientes que aguardam a expulsão espontânea. Porém não teve diferença na taxa de gravidez no segundo ciclo de fertilização in vitro.

É importante entender os medos e apoiar a decisão do casal.





ATENÇÃO: CONSULTE SEMPRE O SEU MÉDICO. As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado.
 
Acompanhe a Dra Fernanda Guttilla nas mídias sociais:
 
 
 
 
 
     
 
Copyright © 2020
Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
     
 
 
 
 
HOME
SOBRE A MÉDICA
GINECOLOGIA
OBSTETRÍCIA
REPRODUÇÃO ASSISTIDA
E-BOOKS
ARTIGOS
ATENDIMENTO
 
 
Rua Joaquim Floriano 72, cj 48
São Paulo/SP CEP: 04534-000
Abrir localização
 
 
Atendimento
 
(11) 2157-6417
 
 
WhatsApp
 
(11) 94536-6000