(11) 94536-6000
 
 
 
HOME
 
SOBRE A MÉDICA
 
GINECOLOGIA
 
OBSTETRÍCIA
 
REPRODUÇÃO ASSISTIDA
 
E-BOOKS
 
ARTIGOS
 
ATENDIMENTO
 
 
ARTIGOS
 
 
Qual embrião escolher? - Dra Fernanda Guttilla - Ginecologia - Obstetrícia - Reprodução Humana Qual embrião escolher?
por Dra Fernanda Guttilla


Qual embrião escolher para transferir?

Com as melhorias das técnicas de reprodução assistida, temos optado pela transferência de embriões em estágio de blastocisto, o que permite uma melhor seleção embrionária.

O blastocisto é classificado de 1 a 6 de acordo com o grau de expansão e hatching (eclosão do embrião). O tempo para a blastulação é importante para a escolha de qual blastocisto será transferido. O ideal é que o blastocisto atinja o grau 2 (quando a blastocele ocupa mais que 50% do volume do embrião) no quinto dia de desenvolvimento. Além do grau de expansão, classificamos blastocisto como A/B/C de acordo com o número e característica das células da massa celular interna e do trofectoderma. O embrião mais expandido e de melhor classificação é o escolhido para transferência pela seu potencial de gestação.

Os embriões considerados lentos (mórula ou grau 1 no 5o dia de desenvolvimento) podem ser mantidos em cultivo até dia 6 ou 7 de desenvolvimento e congelados se continuarem se desenvolvendo.

Mas qual o potencial de gestação desses embriões? Vários artigos estudaram esse tema e a princípio considerou-se que o problema seria a assincronia entre endométrio e desenvolvimento embrionário. Então, com a transferência desses embriões após preparo endometrial e descongelamento embrionário, a taxa de gravidez seria tão boa quanto o embrião de 5o dia de desenvolvimento.

Meta-análise publicada este ano (Day 5 versus Day 6 blastocyst transfers: a systematic review and meta-analysis of clinical outcomes) mostra que as taxas de gestação e nascidos vivos são maiores com embriões de 5º dia do que embriões de blastulação lenta. Sugere-se maior taxa de aneuploidia, mecanismos metabólicos ou epigenética. Sem dúvida, existe uma possibilidade de gestação com esses embriões e devem ser transferidos mas quando possível escolher inicialmente embriões de 5º dia.





ATENÇÃO: CONSULTE SEMPRE O SEU MÉDICO. As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado.
 
Acompanhe a Dra Fernanda Guttilla nas mídias sociais:
 
 
 
 
 
     
 
Copyright © 2020
Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
     
 
 
 
 
HOME
SOBRE A MÉDICA
GINECOLOGIA
OBSTETRÍCIA
REPRODUÇÃO ASSISTIDA
E-BOOKS
ARTIGOS
ATENDIMENTO
 
 
Rua Joaquim Floriano 72, cj 48
São Paulo/SP CEP: 04534-000
Abrir localização
 
 
Atendimento
 
(11) 2157-6417
 
 
WhatsApp
 
(11) 94536-6000